COMO VIVER VIAJANDO!
Estou na estrada desde 2018, quando sai do Rio, com pouca grana, precisava fazer dar um jeito de arrumar pela estrada e descobrir formas para economizar para assim continuar vivendo viajando.
🏨HOSPEDAGEM: Nesses anos foram poucas vezes que precisei pagar por uma, eu uso o app coushsurfing, que sao pessoas que te hospedam na casa delas por alguns dias sem pagar nada, são pessoas que curtem viajar mas no momento não estao, entao
abrem a casa para ajudar outros viajantes e conhecer suas histórias, podem fazer os roles da cidade juntos.
Outro é wordpackers e workay, você fica em pousada/hostel trabalha 4 a 5 dias por dia por troca de hospedagem ou você pode entrar em contato direto com o hostel que tenha interesse ofertando uma proposta.
Sempre carrego minha barraca, caso não consigo hospedagem acabo acampando.
🍽ALIMENTAÇÃO: Pra economizar sempre estou cozinhando nos lugares que fico hospedado e faço minhas marmitas para os roles.
Alguns lugares que já troquei hospedagem incluía restaurantes que me dava o direito de alimentação, isso aconteceu em Pipa no Rio Grande do Norte.
🚍TRANSPORTE: Viajo de carona com dedão, mas existem varias ferramentas que podem ajudar como ID JOVEM (usei bastante), App de caronas como Blablacar, Buser, e ja viajei de Carona de aviao com a Força aérea (tem um post falando sobre isso)
💰FAZER GRANA: Isso depende muito do lugar que chego, o lance é você chegar e analisar a aérea ver a necessidade do local.
Eu ja vendi sacole na praia, bolo de pote, torta, artesanatos, ima de geladeira em festivais, garçom, vendas de passeios,cardápio e hoje estou investindo em fotografia e criação de conteúdo.
Dica extra: Em cidade turística procura uma agência de passeios pra poder vender pacotes, estando em hostel trabalhando sempre tem hóspedes e consegue vender por la.
CARONA COM A FAB
COMO VIAJEI DE AVIÃO DE GRAÇA DE MANAUS PARA BRASÍLIA✈️🎒
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Voar nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) não é uma exclusividade para militares e políticos. Todos os cidadãos brasileiros, em território nacional, têm o direito de se inscrever e aproveitar esta oportunidade.
Para tentar esta vaga eu fui ao Correio Aéreo Nacional (CAN) da cidade que queria partir, fiz um inscrição usando meus dados pessoais (RG e comprovante de residência), e indiquei para onde queria ir.
Entrei na lista para voar de graça pelo trajeto que optei em um avião da FAB. A inscrição tem validade de 10 dias e durante esses dias poderia ser chamado a qualquer momento, por isso estava flexível e pronto pra viajar.
Cheguei em Manaus na quinta feira já com intenção de visitar minha família, fui direto para CAN. Como viajo de carona, qualquer vôo para o Sudeste daria certo, perguntei ao Oficial que me atendeu qual teria mais chances de conseguir e ele me indicou Brasília, por isso fui pra lá.
Recebi um e-mail confirmando a minha inscrição e pedindo para ficar atento pois me avisariam caso houvesse vaga disponível. No sábado, recebi a mensagem que teria o voo e o horário, que no caso foi pra um dia depois, no domingo as 6 horas da manhã, escrito “Reservado”. Lembrando que é importante olhar o “lixo eletrônico”, o meu, inclusive, acabou indo pra lá.
Fiquei muito empolgado por ter conseguido o voo, pois já tinha tentando algumas vezes saindo do RJ e nunca consegui. Ainda desconfiado, liguei para eles e me decepcionei, pq estava apenas na lista de espera, sem nada confirmado.
Eu ainda tinha esperança, me disseram que eu poderia ir até lá no horário da partida e caso alguém desistisse, convocam a lista de espera pela ordem de inscrição, eu era o 39º na fila.
Desanimei, mas não desisti. Fui até a Base Área na hora marcada e acabei conseguindo embarcar. Fiquei muito feliz! Conseguir carona de avião é muita ostentação para quem passa tanto tempo na estrada.
Atente-se, caso não surja vaga nesse período de 10 dias, tem que se inscrever novamente.
ID JOVEM - ONIBUS, TREM E BARCO
VIAJANDO QUASE DE GRAÇA (Id Jovem)
⠀Já falei aqui algumas vezes, mas vou reforçar porque tem alguns que não tem essa informação, ou não sabem que Id Jovem pode ser utilizado pra ÔNIBUS, TREM e BARCO.
Eu uso há mais de 2 anos, desde quando implantaram o benefício e já usei em todos esses transportes.
Sem contar que, vale como meia-entrada e nos dá direito à descontos em cinemas, teatros, shows... ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando que, o Id Jovem é para jovem de baixa renda entre 15 a 29 anos!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como fazer? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Procurar o CRAS ou Assistência Social Municipal mais próximo de sua residência e leve os seguintes documentos:
-RG
-CPF
-COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
-TITULO ELEITORAL -CARTEIRA DE TRABALHO ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Solicite pelo Número do NIS (Número de Seguridade Social), faça a entrevista socioeconômico e seu número sairá em até 3 dias. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Utilize esse número para se inscrever no programa através do App ID JOVEM 2.0 ou no próprio site do Governo Federal.
O prazo para conseguir a carteirinha após cadastro do número do NIS é de 45 dias. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Depois só ir ao guiche com antecendência e comprar a passagem.
Lembrando que é válido apenas para onibus convencional em viagens interestaduais.
Toda linha de ônibus tem o direito a 2 passagens 100% grátis,(paga apenas uma taxa que não passa de 30$) e caso estas já forem compradas, vc pagará apenas 50% do valor . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enquanto para barco e trem as passagens são 2 de 100%. Porém eles escolhem os dias disponibilizam. Normalmente as agencias tem viagem 2x na semana com Id.
TREM: Belo Horizonte x Espirito Santo
Maranhão x Pará
BARCO: Belém x Amapá
Amapá x Afuá
Amapá x Santarém
Santarém x Manaus